Como reconhecer uma joia original de prata de lei


Olá, amantes de joias de prata! Hoje eu vou falar sobre um assunto muito importante para quem quer comprar ou vender joias de prata: como reconhecer uma joia original de prata de lei. Você sabe o que é prata de lei? E como diferenciá-la de outras variedades de prata? Se você tem dúvidas sobre isso, continue lendo este post e descubra estas 7 respostas que vão te ajudar a identificar uma joia de prata de lei.







1. O que é prata de lei?

Prata de lei é o nome dado à prata que tem pelo menos 92,5% de pureza, ou seja, que contém 925 partes de prata para cada 1000 partes do metal. O restante é composto por outros metais, geralmente cobre, que dão mais resistência e durabilidade à prata. A prata de lei é a mais usada na fabricação de joias, pois tem um brilho bonito e uma qualidade superior.


2. Por que se chama prata de lei?

O termo prata de lei vem de uma lei portuguesa do século XV, criada pelo rei Dom Afonso II, que determinava que a prata usada no comércio deveria ter um teor mínimo de pureza. Quem não cumprisse essa regra era punido com multas ou prisão. Essa lei tinha o objetivo de garantir a qualidade e a confiança da prata no mercado.


3. Como identificar uma joia de prata de lei?

Uma das formas mais simples e seguras de identificar uma joia de prata de lei é procurar pela marcação 925 na peça. Essa marcação indica o teor de pureza da prata e é obrigatória por lei no Brasil desde 1978. Geralmente, ela fica em um lugar discreto da joia, como no fecho ou na parte interna do anel. Se você não encontrar essa marcação, desconfie da autenticidade da peça.


4. Como diferenciar a prata de lei da prata banhada ou folheada?

A prata banhada ou folheada é aquela que tem apenas uma camada superficial de prata sobre um metal base, como latão ou cobre. Essa camada pode se desgastar com o tempo e o uso, revelando o metal inferior. Para diferenciar a prata de lei da prata banhada ou folheada, você pode fazer alguns testes simples:


- Observe o brilho da peça: a prata de lei tem um brilho mais fosco e uniforme, enquanto a prata banhada ou folheada tem um brilho mais intenso e irregular.

- Passe um ímã na peça: a prata de lei não é magnética, ou seja, não é atraída pelo ímã. Já a prata banhada ou folheada pode conter metais magnéticos na sua composição e ser atraída pelo ímã.

- Raspe a peça em uma superfície áspera: a prata de lei não solta tinta ou pó ao ser raspada, pois é maciça. Já a prata banhada ou folheada pode soltar tinta ou pó ao ser raspada, pois tem apenas uma camada fina de prata.


5. Como cuidar das joias de prata de lei?

As joias de prata de lei são duráveis e fáceis de cuidar, mas exigem alguns cuidados básicos para manter seu brilho e beleza. Veja algumas dicas:


- Evite o contato da peça com produtos químicos, como perfumes, cosméticos, cloro e enxofre.

- Guarde as peças em locais secos e escuros, preferencialmente em saquinhos plásticos ou flanelas.

- Limpe as peças regularmente com produtos específicos para prata ou com uma flanela macia e seca.

- Leve as peças periodicamente a um profissional para fazer uma limpeza mais profunda e verificar o estado das garras e dos fechos.


6. Como valor

 . Como restaurar o brilho das joias de prata de lei?

Com o tempo, as joias de prata de lei podem ficar opacas ou escurecidas, devido à oxidação natural do metal. Mas isso não significa que elas perderam sua qualidade ou valor. É possível restaurar o brilho das peças com alguns métodos simples e caseiros, como:

 - Ferver as peças em uma panela com água e bicarbonato de sódio por alguns minutos e depois secá-las com um pano macio.

- Esfregar as peças com uma pasta feita de sal e limão e depois enxaguá-las com água morna e secá-las com um pano macio.

- Polir as peças com uma flanela ou uma escova de dentes macia embebida em creme dental e depois enxaguá-las com água morna e secá-las com um pano macio.

 

Lembre-se de fazer esses procedimentos com cuidado e delicadeza, para não danificar ou arranhar as peças. E se as peças estiverem muito sujas ou manchadas, procure um profissional para fazer uma limpeza mais adequada.

 

Prata de lei é o nome dado à prata que tem pelo menos 92,5% de pureza, ou seja, que contém 925 partes de prata para cada 1000 partes do metal. O restante é composto por outros metais, geralmente cobre, que dão mais resistência e durabilidade à prata. A prata de lei é a mais usada na fabricação de joias, pois tem um brilho bonito e uma qualidade superior.

 

7. Como valorizar as joias de prata de lei?

As joias de prata de lei são versáteis e podem ser usadas em diversas ocasiões e estilos. Para valorizar as peças, você pode seguir algumas dicas:

 

- Escolha peças que combinem com o seu tom de pele, formato de rosto e tipo de roupa.

- Misture peças de diferentes tamanhos, texturas e acabamentos para criar um visual moderno e despojado.

- Use pedras naturais, como turquesa, ametista e opala, para dar mais cor e vida às suas joias de prata.

- Invista em peças personalizadas, como berloques, pingentes e anéis com nomes ou iniciais, para expressar sua personalidade e originalidade.

 

Espero que você tenha gostado deste post sobre prata de lei e que ele tenha te ajudado a conhecer melhor esse material incrível. Se você tem alguma dúvida ou sugestão, deixe seu comentário abaixo. E se você quer comprar joias de prata de lei de qualidade e com garantia vitalícia, visite a nossa loja online e confira nossas ofertas imperdíveis!

 


Comentários

Postagens mais visitadas